Santa Casa Saúde promove palestra sobre o novo coronavírus

Encontro teve como público alvo as empresas e contou com as orientações do infectologista Hamilton Bonilha de Moraes



Na manhã de hoje (11), 70 representantes de 38 empresas participaram de palestra informativa e de um bate-papo sobre o novo coronavírus (2019-nCoV), ministrada pelo infectologista coordenador do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Piracicaba e também diretor da DRS-10, Hamilton Bonilha de Moraes. O encontro aconteceu no Anfiteatro do Santa Casa Saúde e teve como finalidade esclarecer e tirar dúvidas sobre este vírus que tem como causa a doença respiratória pelo agente coronavírus, com 1.016 mortes já registradas na China até a data de hoje. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o total de doentes ultrapassa os 42 mil no mundo todo. São 26 países com casos confirmados da epidemia, além de duas regiões semi-autônomas chinesas, Hong Kong e Macau.

De acordo com o diretor técnico do plano Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira Costa Filho, a iniciativa teve o intuito de levar informação sobre esta nova doença aos empresários que são importantes multiplicadores do conhecimento, tranquilizá-los a respeito das várias fake news que chegam pelas redes sociais e aplicativos de conversas e, ainda, tirar dúvidas, já que muitas empresas importam materiais e equipamentos da China. “Abordamos as questões de segurança, higienização, as formas de transmissão e como é feito o tratamento”, explicou.

Ruy Nogueira ressaltou ainda que o complexo hospitalar (Santa Casa-Santa Isabel) tem toda preparação e suporte, no caso de a cidade registrar algum resultado positivo. “Este evento marca o comprometimento do Santa Casa Saúde com a qualidade de vida de seus usuários, e mostra que temos como prioridade a promoção de saúde e a prevenção de doenças, com programas do Saúde Inteligente, que inclui ainda levar informações e orientações corretas por meio da prevenção e da assistência aos usuários ”, ressalta. 

O complexo hospitalar Santa Casa criou e colocou em prática, um plano de combate ao novo coronavírus (2019-nCoV), como também definiu protocolo para identificar casos suspeitos. As ações foram articuladas desde a última semana de janeiro, pela equipe do SCIH e Gestão de Enfermagem, quando foi registrado o primeiro caso suspeito da doença no Brasil. 

Segundo o médico infectologista Hamilton Bonilha de Moraes, encontros como este ajudam a disseminar as informações de forma correta e precisa aumentando assim, o conhecimento da população. Ele alerta sobre a importância das medidas de prevenção, que são essenciais para que o vírus não se alastre entre elas, a higienização das mãos. “A prevenção ainda é a melhor forma de não contrair a doença. É preciso também a conscientização das pessoas que chegam da China, para que permaneçam 14 dias (tempo e incubação do vírus) sem contato com outras pessoas, a não ser em caso de extrema necessidade”, alerta o especialista.

Após a palestra foram distribuídos materiais informativos aos representes das empresas, que também aproveitaram para conhecer as novas instalações do Santa Casa Saúde, que ocupa os três primeiros andares do Edifício Mário José Ronsini (a avenida Independência, 950) e que hoje agrega todos os serviços integrados para facilitar a vida de seus usuários.

(SCP/Diretor Técnico: Ruy Nogueira Costa Filho- CRM 39.044).