Não espalhe Fake News

Propagar informações falsas podem prejudicar muitas pessoas. Veja essas dicas que podem te ajudar a identificar as fake news



Em meio à pandemia do coronavírus, uma das maiores preocupações das autoridades sanitárias para além da questão da saúde das pessoas são as fake news. 

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de março, começou a circular nas redes sociais uma mensagem dizendo que foi confirmado um caso de coronavírus em Piracicaba. Essa informação é falsa.  

Todas as informações necessárias e verídicas estão sendo passadas pelos meios de comunicação oficiais de Prefeituras, Estados, Ministério da Saúde e imprensa. 

Como identificar as fake news 

O ato de propagar informações falsas pode prejudicar muitas pessoas, especialmente as que mais precisam receber as devidas orientações. Então, veja essas dicas que podem te ajudar a identificar notícias falsas: 

1. Não leia apenas o título 
Ao receber uma mensagem, leia todo o conteúdo. Às vezes, o interior da notícia não tem relação com o título. 

2. Observe o conteúdo da notícia 
Se a informação for vaga ou cheia de adjetivos, num tom dramático que provoca surpresa ou raiva, desconfie. Suspeite também de erros de português, muitas exclamações ou mensagens que pedem para ser compartilhadas ao final. 

3. Veja a fonte da notícia 
Procure fontes confiáveis. Sites desconhecidos ou com nomes parecidos aos de outros já conhecidos são um mau sinal. Fotos que não informam a fonte também podem ser falsas. 

4. Repare na data da publicação 
Veja se a informação ainda é relevante e se está atualizada. Além disso, fake news antigas costumam voltar de vez em quando procurando desavisados. 

5. Pesquise 
Se a informação for verídica, outros sites, especialmente da imprensa, também falarão dela. 

A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, duvidando sempre e compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. 

Abaixo os links que o Ministério da Saúde criou com a lista de todas as mentiras compartilhadas relacionadas à saúde, inclusive sobre o novo vírus: 

https://www.saude.gov.br/fakenews

www.saude.gov.br/fakenewscoronavirus

A Prefeitura de Piracicaba também abriu um canal sobre o COVID-19

http://www.piracicaba.sp.gov.br/plantao+coronavirus+covid+19.aspx

#FicaEmCasa

#TodosContraoCoronavirus

(SCP/Diretor Técnico: Ruy Nogueira Costa Filho- CRM 39.044).